quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano  IX  nº 505  - 19/12/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

RECESSO


Informamos que entraremos em recesso no período de 23/12/19 a 04/01/2020, retornando as nossas atividades normais em 06/01/2020

Entretanto, serão recebidas as mensagens via e-mail e ZAP.


 Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F –Vila dos Ex-Combatentes -  Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone: 71- 3375-1047 – ZAP – 71-98184-3411 - Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@gmail.com.br.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019


SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 504 – 13/12/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

URP – UM MOMENTO DE REFLEXÃO

Relembrar fatos passados é importante para o posicionamento presente e futuro.

2011 – A esmagadora maioria dos Trabalhadores vinculados e representados pelo SINTAGRI mudaram significativamente os rumos da entidade. Através da ALA - AUTONOMIA, LIBERDADE E AÇÃO – assumiu a coordenação/presidência da entidade respectivamente com Décio, Jonas e, atualmente, Reinaldo.

O novo período de gestão sindical foi pautado pelo trabalho intenso de mobilização dos Trabalhadores: assembleias gerais significativas realizadas em Salvador e fortes mobilizações e manifestações em todas as regiões do Estado da Bahia. Uma luta ampla e participativa culminando com a Greve dos 112 dias, em 2014, ensejando o Acordo de R$ 90 milhões, recentemente encerrado.

Um período de luta dura. O governo Wagner/Rui Costa, dito dos trabalhadores, sempre agindo contra os Trabalhadores Públicos, no final de 2014 e início de 2015 extinguiu diversas instituições estaduais com a demissão sumária de todos os empregados celetistas, a exemplo da EBDA. Ao mesmo tempo, O governo Wagner/Rui Costa passou a demitir trabalhadores aposentados em diversas outras instituições.

Tudo isso com a omissão quase total do sindicalismo trabalhista do Estado da Bahia, inclusive de importantes centrais sindicais, majoritariamente vinculadas política e partidariamente ao Governo do Estado de plantão.

Mas não o SINTARI. Atuando no campo político e jurídico conseguiu minimizar as mazelas do processo demissionário massivo com a atuação da sua assessoria jurídica e apoio Ministério Público do Trabalho, bem como através de persistentes contatos com o poder judiciário trabalhista conseguiu garantir por mais cinco anos a manutenção de contrato para mais de 300 Trabalhadores demitidos, o pagamento da multa rescisória do FGTS anterior a 1992 até a data inicial da contratação de cada empregado, valores ameaçados de se transformarem em luta jurídica problemática e longa; garantiu o direito ao PLANSERV (plano de saúde), ainda com problemas sérios e difíceis de serem resolvidos.

E, AGORA, A URP

São 3 os processos: URP EMATERBA, URP EPABA E URP IBB e o SINTAGRI está permanentemente atenta a cada um deles, juntamente com suas assessorias jurídicas.

É importante frisar que durante os anos imediatamente anteriores à eleição do grupo ALA (2011) os processos URP eram exclusivamente tocados pelas assessorias jurídicas sindicais; a direção da entidade sequer informava sobre o andamento de cada um deles.  

E o novo direcionamento sindical passou a manter contatos diretos com suas assessorias jurídicas, discutindo e acompanhando cada processo junto ao judiciário trabalhista, sempre informando aos Trabalhadores.    

URP EMATERBA – O processo URP EMATERBA, em 2011, estava reduzido a menos de 20% do seu valor por decisão judicial de somente considerar o acréscimo salarial com a URP de abril e maio/1988 apenas por um ano; a partir de um ano somente seriam considerados juros e correção monetária, bem como excluindo do processo os Trabalhadores participantes de anterior processo de “demissão voluntária”.

E foi um caminho árduo reverter tal decisão jurídica. Somente foi vencida em novembro de 2016, inclusive com a decisão de encaminhamento para atualização de cálculos e precatório; outra etapa difícil, com agravos e embargos utilizados pelo Governo do Estado/PGE, etapas também vencidas pelos Trabalhadores.   

A partir dessa etapa jurídica vencida pelos Trabalhadores, uma grande e importante vitória, foi procedido o encaminhamento dos cálculos para precatório, juntamente com a RPV de até 20 salários mínimos. A 11ª Vara – TRT/BA, considerando existir no processo a discriminação individual dos valores de cada Trabalhador e a impossibilidade operacional de emitir a RPV individualmente optou por encaminhar a RPV no seu valor total de mais de R$ 2 milhões; isso  ensejou medidas jurídicas do Governo do Estado/PGE; por questões operacionais foi suspenso o andamento do precatório.

Entretanto, as medidas jurídicas acionadas pelo governo Wagner/Rui Costa contra os Trabalhadores vêm sendo derrotadas em todas essas etapas, com ampla divulgação através do NOTAS RÁPIDAS e meios eletrônicos. E a luta jurídica avança.

URP EPABA – Processo também em fase de definição para encaminhamento de precatório com o Governo do Estado/PG, mais uma vem, atuando contra os Trabalhadores, vem questionando a  sistemática dos cálculos elaborados pela assessoria sindical na tentativa de reduzi-los. Os Trabalhadores venceram mais uma vez, o que também já foi divulgado.  

URP IBB – Já em fase de julgamento dos Artigos de Liquidação (cálculos) vem sendo retardado por interveniência de advogados de Trabalhadores falecidos requerendo introdução de herdeiros. Além de retardar o processo, esses herdeiros irão ter despesa dobrada: pagamento à assessoria jurídica sindical e aos seus novos advogados.

ESTRANHA MOBILIZAÇÃO

De repente, quando os avanços no campo jurídico são significativos, um pequeno grupo de trabalhadores, capitaneados por membro da diretoria afastada pela esmagadora maioria do Trabalhadores em 2011, requereu a utilização da Sede sindical para a uma reunião visando uma mobilização dirigida, especificamente, contra o poder judiciário trabalhista, conforme divulgou em redes sociais, para apressar o pagamento da URP, alegando que a direção do SINTAGRI nada vinha fazendo com relação à URP.

A direção sindical, considerando a liberdade de reunião dos trabalhadores cedeu o espaço e, em uma clara perspectiva divisionista da categoria, esse grupo, adiantou que a direção do SINTAGRI poderia até se considerar convidada.

No contexto da reunião, tal grupo, mudando muito o tom do que vinham publicando através de meios eletrônicos, declarou como intensão realizar coletivamente pressão “pacífica” sobre o poder judiciário trabalhista para o pagamento rápido da URP e, de forma também divisionista, somente se referindo à URP EMATERBA, demonstrando esquecimento dos dois outros processos.

O tal grupo, durante a reunião tentou, inclusive, impedir o uso da palavra dos dirigentes sindicais. A reação dos dirigentes sindicais, claro, foi muito firme e, quando com a palavra, o presidente Reinaldo salientou a sua permanente postura de manutenção da unidade da categoria sempre garantindo a participação de todos. Mas, foi igualmente firme com relação aos procedimentos jurídicos formais e informais da atual direção sindical, pois sempre vitoriosos nesta etapa final e alertou a possibilidade de maiores dificuldades no campo jurídico com posicionamentos inadequados.  

Operacionalmente, tal grupo, apresentou a proposta de criar grupos independentes de mobilização para atuação junto ao judiciário: tal proposta foi adiada em função da apática reação dos participantes.

Na prática, de forma capciosa e até mesmo desonesta, o tal grupo esquece o avanço real dos processos URP durante as gestões Décio, Jonas e, atualmente, Reinaldo. Esquece intencionalmente as etapas vencidas através das intervenções jurídicas de suas assessorias técnicas sindicais e os contatos permanentes com a justiça trabalhista.

O tal grupo, olhando apenas para o poder judiciário, estranhamente e por motivos não declarados, esquece o principal inimigo dos Trabalhadores da Pesquisa e ATER da Bahia: o governo Wagner/Rui Costa.

Após um longo silêncio, os derrotados de 2011, alguns talvez ingenuamente a eles se agregando,
se postam como “executores de obra pronta”: quando se afunila a luta jurídica da URP, aparecem do vácuo com propostas mirabolantes, possivelmente perigosas para os avanços alcançados pela atual direção sindical; quando dos momentos difíceis enfrentados estavam ausentes. 

O importante é a atual direção sindical permanecer na direção de conseguir o encaminhamento dos precatórios relativos às URP, atuando formal e informalmente junto às instâncias jurídicas com a orientação das suas assessorias técnicas nesta área.

A atual direção sindical sabe que o inimigo real é o governo Wagner/Rui Costa e não cairá na armadilha de considerar inimiga a justiça trabalhista, onde temos obtido êxito. Claro, a direção sindical vem sempre salientando a complexidade exagerada do processual trabalhista brasileiro, mas ele é real e legal. E a direção sindical pergunta então: quem usa o jurídico para, mais ainda, massacrar os Trabalhadores?

Evidentemente o Governo do Estado. E a direção sindical não vai tergiversar, confundir os Trabalhadores, ex-colegas de labuta, vai sim, como sempre fez, exercitar o processo de  mobilização  contra quaisquer quem sejam os adversários no momento adequado e observando atuais condições de mobilização e alerta: cuidado Trabalhadores, cuidado com propostas que possam significar “jogar pedra nos próprios pés”.

A DIREÇÃO DO SINTAGRI VAI SIM CONTINUAR NA LUTA COM E FIRMEZA e MUITA
COERÊNCIA

sábado, 30 de novembro de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 503 – 30/11/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

NOTA DE FALECIMENTO

É com muito pesar que a direção do SINTAGRI informa falecimento do ex-colega MANOEL AMORIM DOS SANTOS, empregado da EX-EBDA, conhecido com Manelão, sempre trabalhou na ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE IRAQUARA. O falecimento ocorreu hoje, dia 30/11, às quatros horas da manhã e seu sepultamento será às 17:00 de hoje, dia 30/11 no cemitério local de Iraquara.

Aos seus familiares, os nossos votos de pesar.
Direção do SINTAGRI

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com

terça-feira, 26 de novembro de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX   nº 502 – 26/11/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

NOTA DE FALECIMENTO


É com muito pesar  que a direção do SINTAGRI comunica o falecimento hoje, do ex-colega JOÃO HÉLIO DOS SANTOS, Assistente Administrativo, trabalhou na EX-EBDA, atualmente na FLEM, de Cipó, região de Ribeira do Pombal.
Até o fechamento desta Nota, não nos foi informado dia e horário do enterro.   
Aos seus familiares, os nossos votos de pesar.
Direção do SINTAGRI

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAX:3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.-




quinta-feira, 21 de novembro de 2019

  SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 501 – 20/11/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

EMBARGO DECLATÓRIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA TAMBÉM FOI “PRÁS CUCUIAS”

O provimento aos embargos declaratórios do governo Rui Costa realizou-se para efeito de esclarecer seu voto anterior, negando provimento ao Agravo de Petição, aprovado por unanimidade pela 3ª Turma – TRT/BA, procedimento dentro do ritual perfeito do “processo jurídico trabalhista brasileiro”, garantindo mais uma vitória de todos os Trabalhadores.

Esclareceu o Desembargador Edilton Meireles que o não provimento do Agravo de Petição quanto ao RPV do precatório da URP/EMATERBA foi embasado na apresentação discriminada individualmente de todos os Trabalhadores com direito à RPV (até 20 salários mínimos), gerando a posição da 11ª Vara em dar prosseguimento à RPV com base nesses valores, mas emitida por um só ato jurídico no valor total de R$ 2.496.578,35 pela inviabilidade operacional de emitir 210 requerimentos individuais.

Os procedimentos jurídicos corretos da assessoria sindical ATO (Dra. Daniela e Dr. Ailton), vem garantindo os seguidos êxitos junto a justiça trabalhista, tomando decisões dentro do contexto legal.

Evidentemente a complexidade do “processo jurídico brasileiro”, onde está inserido “o processo jurídico trabalhista” permite uma série de apelos provocadores de demoras inevitáveis.

Mas os Trabalhadores vêm conseguindo avanços significativos neste campo jurídico.  

E a direção do SINTAGRI não vai atuar considerando uma situação de “terra arrasada”, tomando medidas irracionais e, até mesmo, desequilibradas, batendo a cabeça em duras muralhas, espezinhando a tudo e a todos.

A direção sindical sabe que a causa de tudo são os governos Wagner/Rui Costa quando se utiliza de medidas jurídicas procrastinatórias somente no sentido de agredir e prejudicar os Trabalhadores da EBDA por eles demitidos em massa com a extinção da EBDA.

Ações políticas serão tomadas sim; mas no momento adequado e possível considerando os desdobramentos jurídicos. Vale lembrar que a mobilização dos Trabalhadores sempre foi o eixo principal das três últimas gestões sindicais: Décio, Jonas e a atual Reinaldo, na verdade, gestões integradas sempre visando ações unificadoras da categoria.

Abaixo o voto do Desembargador/Relator aprovado por unanimidade pela 3ª Turma – TRT/BA)

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com
  


terça-feira, 19 de novembro de 2019

 SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 500 – 19/11//2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

NOTA DE FALECIMENTO


É com pesar, que a diretoria do SINTAGRI, informa o falecimento do ex-colega, PAULO EMÍDIO DE OLIVEIRA, Técnico Agrícola, trabalhou na trabalhou na Ex-EBDA, em Guanambí, o sepultamento foi às 11horas de hoje, no cemitério da cidade.
Nossos votos de pesar a toda família.
Direção do SINTAGRI

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com


segunda-feira, 18 de novembro de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 499 – 18/11//2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

NOTA DE FALECIMENTOS


Com muito pesar, que a direção do SINTAGRI, comunica os falecimentos dos ex-colegas: ROBSON RUI COTRIM DUETE, Eng. Agrônomo,trabalhou na Ex-EBDA, atualmente na FLEM, em Cruz das Almas, falecido dia 15/11/19, o sepultamento foi no mesmo município e, de ALOÍSIO CONCEIÇÃO OLIVEIRA, conhecido como IZO, Eng. Agrônomo, trabalhou na EX-EBDA de Santo Estevão, falecido em 17/11/2019, o sepultamento no mesmo município.
Aos seus familiares, os nossos votos de pesar.
Direção do SINTAGRI

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 498 – 13/11/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab       



MAIS UM ENFRENTAMENTO PROTELATÓRIO

Não satisfeito em prejudicar definitivamente os Trabalhadores com a demissão de cerca de 1.200 empregados da EBDA com a extinção da empresa, o Governador Rui Costa, através da Procuradoria Geral do Estado – PGE, vem adotando medidas jurídicas protelatórias quanto a execução do Processo URP EMATERBA, iniciado fazem 31 anos e já transitado em julgado com decisão favorável aos Trabalhadores.

Com o requerimento do “precatório” pela ATO (assessoria jurídica sindical), em seguimento ao definido pelo TRT 5ª Região/BA, bem como da Requisição de Pequeno Valor – RPV, apresentada individualmente com os respectivos valores pecuniários de até 20 salários mínimos, vem o Governo da Bahia/PGE, sistematicamente, postergando o andamento do “precatório” e da RPV mediante sucessivos embargos.

Ressalte-se que o Governo da Bahia atinge, de imediato, os Trabalhadores que mais precisam depois de demitidos, ou seja, aqueles com direitos salariais não pagos de pequenos valores.

E mais uma etapa da luta jurídica ocorrerá em 19/11/2019 quando será julgado o Embargo de Declaração patrocinado pela PGE, basicamente com o mesmo conteúdo da Agravo de Petição não acatado pelo TRT 5ª Região/BA, representando uma vitória dos Trabalhadores.

A luta jurídica vem sendo dura, mas a direção do SINTAGRI atenta a cada momento.

É O SINTAGRI SEMPRE NA LUTA

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 497 – 02/10/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab       



A VEZ DA URP EPABA
E MAIS UM PASSO A FRENTE


A DECISÃO QUANTO A METODOLOGIA DOS CÁLCULOS URP/EPABA OBTEVE JULGAMENTO FAVORÁVEL AOS TRABALHADORES JUNTO AO TRT – 5ª REGIÃO.
VAMOS AGUARDAR A DIVULGAÇÃO DA ATA  DO JULGAMENTO E A QUESTÃO DE PRAZOS.
A AÇÃO RACIONAL E ADEQUADA EM CADA PROCESSO SOB A RESPONSABILIDADE DO SINTAGRI, SOB ORIENTAÇÃO DE SUA ASSESSORIA JURÍDICA, VEM OBTENDO AVANÇOS IMPORTANTES.


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com



sexta-feira, 20 de setembro de 2019


SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 496 – 20/09/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab      


 NOVA REMARCAÇÃO

MAIS UMA VEZ A AUDIÊNCIA DE JULGAMENTO DOS CÁLCULOS DA URP EPABA FOI ADIADA. AGORA PARA 02/10/2019.
A DIREÇÃO SINDICAL REAFIRMA QUE SERÁ JULGAMENTO APENAS DOS CÁLCULOS, O MÉRITO JÁ SE ENCONTRA TRANSITADO EM JULGADO. O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO É REALIZADO DIA A DIA. 

É O CONTEXTO DA LUTA JURÍDICA. E VAMOS EM FRENTE.
Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com

terça-feira, 17 de setembro de 2019


SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 495 – 17/09/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab      


AUDIÊNCIA MARCADA, AINDA SEM NOTIFICAÇÃO


NOVAMENTE A AUDIÊNCIA DE JULGAMENTO DA URP/EPABA FOI MARCADA PARA 09/10/2019.

ENTRETANTO, AS PARTES, O SINTAGRI E GOVERNO DO ESTADO,  ATRAVÉS SUAS REPRESENTAÇÕES  JURÍDICAS AINDA NÃO FORAM NOTIFICADAS.

 ASSIM, AINDA PODE HAVER MODIFICAÇÃO.


A DIREÇÃO SINDICAL SEMPRE ATENTA AOS PROCESSOS JURÍDICOS.

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com




SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 494 – 17/09/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab      

ANDAMENTOS DE PROCESSOS

OS NOTAS RÁPIDAS 492, 491 E 490 INFORMAM O ANDAMENTO DE TODOS OS PROCESSOS COLETIVOS PATROCINADOS PELO SINTAGRI ATRAVÉS DAS SUAS ASSESSORIAS JURÍDICAS, SEMPRE OBEDECENDO AS SUAS ORIENTAÇÕES BASEADAS NAS ESPECIFICIDADES DA CONDUÇÃO PROCESSUAL DE CADA UM DOS EVENTOS JURÍDICOS.
ESTA ESTRATEGIA VEM PERMITINDO AVANÇOS IMPORTANTES NO ÂMBITO JURÍDICO, MESMO CONSIDERANDO ATRASOS INEVITÁVEIS DECORRENTES DAS INTERVENÇÕES DA PGE/GOVERNO DO ESTADO PERMITIDAS PELA LEGISLAÇÃO PROCESSUAL TRABALHISTA E GERAL, INCLUINDO-SE AI, A QUESTÃO DE PRAZOS.
A ATUAL DIREÇÃO DO SINTAGRI, NESTE CONTEXTO, VEM MANTENDO INFORMADOS OS TRABALHADORES.
ALGUNS RETARDAMENTOS DE INFORMAÇÃO DECORREM DO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE AS DECISÕES TOMADAS PELAS DIVERSAS VARAS E DO PRÓPRIO TRT E SUA DIVULGAÇÃO E, MAIOR TEMPO AINDA, EM RELAÇÃO À SUA PUBLICAÇÃO EM DIÁRIO OFICIAL, QUANDO OS PRAZOS PASSAM A SER CONSIDERADOS.
EVIDENTEMENTE, AS ESTRATÉGIAS DISCUTIDAS ENTRE A DIREÇÃO SINDICAL E SUAS ASSESSORIAS JURÍDICAS, POR TRATAR-SE EXCLUSIVAMENTE DE SITUAÇÕES TECNO-JURÍDICAS, MUITAS VEZES ALTERADAS ENTRE A DISCUSSÃO E A EXECUSSÃO NÃO SÃO DIVULGADAS.
É IMPORTANTE QUE OS TRABALHADORES ENTENDAM QUE AS DIVULGAÇÕES OFICIAIS DA SUA ENTIDADE REPRESENTATIVA – SINTAGRI – ATÉ MESMO EM REUNIÕES, SOBRE ANDAMENTOS JURÍDICOS PODEM VIR A COMPOR AS PEÇAS PROCESSUAIS DO REU (PGE/GOVERNO DO ESTADO).
SEM COMPROMETER O DIREITO À INFORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, ESPECIALMENTE ÀQUELES ASSOCIADOS, A DIREÇÃO SINDICAL MANTERÁ A SUA POLÍTICA DE INFORMAÇÃO, JÁ DIVERSAS VEZES EXPRESSA EM REUNIÕES DIVERSAS, SEMPRE NO SENTIDO DE NÃO PREJUDICAR OS PROCESSOS EM ANDAMENTO.
COM BASE NESTES PRESSUPOSTOS, A DIREÇÃO SINDICAL INFORMA NÃO EXISTIR QUALQUER REUNIÃO ESTABELECIDA PARA DISCUSSÃO DE QUESTÕES JURÍDICAS, ESPECIALMENTE NA SEDE SINDICAL, CONFORME VEM SENDO DIVULGADO E, AINDA, COM REQUERIMENTO DE CONTRIBUIÇÃO, PROCEDIMENTO FORA DO PADRÃO HISTÓRICO DA ENTIDADE.
QUAISQUER REUNIÕES SOBRE QUESTÕES JURÍDICAS SINDICAIS SERÃO REALIZADAS QUANDO EM MOMENTO OPORTUNO, A CRITÉRIO DA DIREÇÃO EXECUTIVA DA ENTIDADE EM CONSENSO COM O COLETIVO DAS DELEGACIAS SINDICAIS.
A DIRETORIA DO SINTAGRI, INDEPENDENTE DE DESGASTES QUE VENHA A SOFRER, JAMAIS SE RENDERÁ A PRESSÕES ISOLADAS QUE POSSAM COMPROMETER OS INTERESSES DA COMUNIDADE DOS TRABALHADORES.

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com

sábado, 14 de setembro de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 493 – 14/09/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab


NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar  que a direção do SINTAGRI comunica o falecimento, hoje, do colega, HUMBERTO MAIMONE FERRARI NETO, Economista, trabalhou na Ex-EBDA-Salvador, no Setor de Planejamento-SEPLAN,
O sepultamento será neste domingo, 15/09/19, às 10:00horas no cemitério Bosque da Paz, em Salvador
 Aos seus familiares, os nossos votos de pesar.
Direção do SINTAGRI

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com

terça-feira, 3 de setembro de 2019

SINTAGRI - NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 492 – 03/09//2019 -  Filiado a Faser e Fetrab


MAIS UMA BATALHA VITORIOSA... GUERRA SEGUE


O AGRAVO DE PETIÇÃO QUANTO AO RPV DO PRECATÓRIO DA URP/EMATERBA ACIONADO PELO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA/PGE NÃO FOI ACATADO PELO TRT – 5ª REGIÃO – BAHIA.

ISTO SIGNIFICA MAIS UMA VITÓRIA DOS TRABALHADORES DA EXTINTA EBDA.

A DIREÇÃO DO SINTAGRI REAFIRMA SUA PERMANENTE VIGILÂNCIA QUANTO AOS DESDOBRAMENTOS DESTE PROCESSO APÓS ESTA DECISÃO JUDICIAL, DIRETAMENTE E ATRAVÉS DA SUA ASSESSORIA JURÍDICA ATO – ADVOCACIA TRABALHISTA OPERÁRIA.


COM A COORDENAÇÃO DO SINTAGRI, OS TRABALHADORES NA LUTA.

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 491 – 30/08/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

URP EPABA: MAIS UM ADIAMENTO SEM DATA MARCADA

 O JULGAMENTO DO PROCESSO URP/EPABA PELO TRT 5ª REGIÃO FOI, MAIS UM VEZ, FOI ADIADO. AINDA NÃO FOI DEFINIDA A NOVA DATA.

O MOTIVO DOS ADIAMENTOS É O ELEVADO NÚMERO DE PROCESSOS A SEREM JULGADOS.


URP EMATERBA


O JULGAMENTO DO AGRAVO DE PETIÇÃO REFERENTE AO REQUERIMENTO DE PEQUENO VALOR (RPV) DA URP/EMATERBA ACIONADO PELA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO FOI INCLUÍDO NA PAUTA DE 03/09/2019 DO TRT 5ª REGIÃO.

O SINTAGRI ALERTA QUE OS PROCESSOS INCLUÍDOS EM PAUTA VÊM SOFRENDO ADIAMENTOS EM FUNÇÃO DO NÚMERO ELEVADO DE PROCESSOS EM JULGAMENTO. 


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com





segunda-feira, 12 de agosto de 2019


SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 490 – 12/08/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab      


ANDAMENTO DE OUTROS PROCESSOS DOS TRABALHADORES
CONTRA O GOVERNO DO ESTADO/EBDA


PROCESSO DISSÍDIO DATA BASE 2014/2015

O andamento completo do Processo foi divulgado pelos NOTAS RÁPIDAS 468 (06/02/2019) e 475 (09/04/2019) e, após o Juiz da 27ª Vara do Trabalho de Salvador tê-lo julgado improcedente, a assessoria jurídica sindical, ADVOCACIA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA (Dr. Ulysses Caldas Pinto Neto), ingressou com o Recurso Ordinário que não foi recebido.

Em continuidade, a assessoria jurídica sindical ingressou com o Agravo de Instrumento, que já foi recebido. O Estado da Bahia já ofereceu contrarrazões e o Processo vai para o Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região/BA (TRT-5ªRegião/BA) julgar. Ainda aguardando distribuição para uma das Turmas do Tribunal.


PROCESSO NÍVEIS SALARIAIS

Em relação ao Processo de incremento de níveis salariais, o juiz da 9ª Vara julgou favorável aos Trabalhadores, contudo, o Estado recorreu.

A assessoria jurídica sindical já ofereceu as contrarrazões, bem como apresentou Recurso Ordinário Adesivo. O Recurso foi recebido e será encaminhado à PGE/Estado da Bahia para apresentação de contrarrazões e posterior julgamento pelo TRT - 5ª Região/BA.


TODOS OS PROCESSOS JURÍDICOS TRABALHISTAS VÊM SENDO ACOMPANHADOS PELO SINTGRI E SUAS ASSESSORIAS JURÍDICAS.

 Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com




sexta-feira, 19 de julho de 2019


SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 489 – 19/07/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab      


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES SOBRE EMISSÃO E DESBLOQUEIO DAS DAP´S

No momento em que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) define a necessidade de reavaliação das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP´s) em função do cancelamento de mais de um milhão de DAP´s em todo o Território Nacional, o SINTAGRI, legítimo representante dos Trabalhadores demitidos pela extinta EBDA (ainda em  Liquidação) contratados pela FLEM e a serviço da BAHIATER, bem como dos demais Trabalhadores desta Instituição, vem, por este instrumento oficial de comunicação sindical, fazer esclarecimentos e orientações.

De início, informamos que está em pleno vigor o MANUAL DO AGENTE EMISSOR DE DAP (janeiro – 2014), constante do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 16/07/2019, instituição atualmente responsável pelas ações governamentais, em nível federal, voltadas para a Agricultura Familiar.

Deste “Manual” fazemos os seguintes destaques:

1 – “O Agente Emissor deve ser prudente ao emitir a DAP; deve ter um mínimo de conhecimento e conhecer a Unidade Familiar de Produção Rural, caso contrário, a visita ao estabelecimento torna-se imperativa;
2 – “Responsabilização legal – Apesar da DAP ter o caráter voluntário e os dados serem declaratórios, os responsáveis pela UFPR respondem, na forma da Lei, pelos dados registrados na base de dados da SAF. Ao agente emissor sobre cai a “responsabilidade subsidiária” significando que “O Agente Emissor pelo fato de ter a prerrogativa de se negar a emitir a DAP, desde que tenha dúvidas sobre os dados declarados e o Agricultor Familiar não apresentar a documentação solicitada e pertinente para saná-las, responde subsidiariamente pelos dados registrados. Em casos de DAP irregulares que permitiram acesso a quaisquer das políticas públicas dirigidas a essa categoria de produtores lastreadas na DAP, primeiramente, o Agricultor Familiar responde pelos dados e processo poderá alcançar o Agente Emissor se no processo investigatório do fato induzir à conclusão de sua participação.”

Já a Portaria nº 1, de 13/04/2017 da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário - Subsecretaria de Agricultura Familiar, no seu Art. 59, item IV, tratando do descredenciamento de entidade pública ou privada, afirma não ser possível o recredenciamento caso “não tenha promovido a responsabilização daquelas pessoas que deram causa ao seu descredenciamento.” Evidentemente, uma das “pessoas” passível de ser responsabilizada é o Agente Emissor de DAP.

Considerando a “responsabilidade” administrativa e jurídica imposta ao Agente Emissor de DAP e algumas dúvidas quanto as orientações existentes, em princípio, caberia à BAHIATER promover um treinamento adequado aos seus Agentes Emissores de DAP, inclusive editando documento oficial quanto às orientações operacionais de esclarecimento, algumas delas já levantadas pelo SINTAGRI, além de condições efetivas de trabalho:

1 – É imperativo a visita à propriedade produtiva do Agricultor Familiar pelo Agente Emissor de DAP, principalmente quando o titular da DAP é desconhecido pelo Agente Emissor, pois é necessário fazer a avaliação quanto ao valor financeiro possível de ser gerado por sua propriedade produtiva para determinação da sua Renda Bruta.

2 – Existindo o desconhecimento das alegações do TCU geradoras da reavaliação de DAP”s, fica a dúvida quanto a validade ou não da exclusão ou inclusão dos Benefícios Sociais e dos  Proventos Previdenciários na definição da renda do requerente de DAP fora da sua propriedade produtiva.

3 – Também fica a dúvida quanto ao reconhecimento do TCU do abatimento de Cr$ 10,.000,00 nas rendas geradas fora da propriedade conforme procedimento utilizado pelo programa emissor de DAP

Somente por estas situações, sem prejuízos de outras que venham a ser identificadas, o SINTAGRI indica aos seus representados a não fazer recomendação de “desbloqueio” e retirada de “suspensão” de DAP, ou mesmo, elaboração de novas até a elucidação oficial das questões levantadas.

O SINTAGRI estará de imediato fazendo comunicação oficial dos problemas e dúvidas à BAHIATER e à FLEM no sentido de evitar problemas futuros para o Estado da Bahia e em defesa prévia dos Trabalhadores demitidos pela extinta EBDA (ainda em Liquidação) contratados pela FLEM e a serviço da BAHIATER.

Como as instituições citadas vêm negando a representatividade do SINTAGRI quanto as questões relativas a esses Trabalhadores, as preocupações levantadas serão comunicadas, imediatamente ao MAPA

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  

quarta-feira, 10 de julho de 2019


    SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano IX-   nº 488 – 10/07/2019 -  Filiado a Faser e Fetrab

URP EMATERBA: INDAS E VINDAS PROCESSUAIS - DESANDANDO E ANDANDO

Quando de posse do Agravo de Petição referente ao Requerimento de Pequeno Valor (RPV), no contexto do Precatório da URP EMATERBA,  acionado pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), o Juiz Relator do Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região/BA – 3ª Turma (TRT/BA-3ªT), devolveu o Processo à 11ª Vara–TRT/BA considerando que o cancelamento do Precatório extinguia o ”objeto” do julgamento.
Com posicionamento diverso, a 11ª Vara–TRT/BA devolveu para o Juiz Relator do TRT/BA-3ªT os autos do processo, justificando e afirmando a viabilidade do julgamento do Agravo de Petição.

Essa decisão representou um recuo no desdobramento do Processo, mas, com rapidez, a 11ª Vara–TRT/BA reencaminhou o Agravo de Petição ao Juiz Relator que já vem tomando as medidas para viabilizar o julgamento.

É importante salientar o posicionamento da 11ª Vara TRT/BA quando reafirma que “o cancelamento do Precatório... foi realizado apenas para possibilitar a apreciação do Agravo de Petição”.

Importante é o Processo estar em andamento. A Assessoria Jurídica do SINTAGRI (ATO) continua a acompanhar os procedimentos processuais, sempre procurando garantir sua agilidade, evitando o surgimento de novas situações jurídicas.  


O SINTAGRI CONTINUA ATUANDO EM DEFESA DO TRABALHADOR

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com