quinta-feira, 23 de maio de 2024

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS

Ano XIV-   nº 702 – 23/05/2024 -  Filiado a Faser e Fetrab

MAIS UMA BATALHA...

E DE FOGO

 

Na justiça trabalhista brasileira e baiana, certamente, os processos de restauração dos reajustes salarial pelo índice URP de abril e maio/1988 dos Trabalhadores das instituições estatais EMATERBA, EPABA e IBB são dos mais longos existentes. Todos com decisões favoráveis aos Trabalhadores em diversas instâncias judiciais.

Especialmente a URP EMATERBA, pela sua abrangência numérica de Trabalhadores envolvidos (cerca de 2.500) e, consequentemente, pelo alto valor pecuniário resultante, vem sofrendo uma intensa abordagem de medidas jurídicas protelatórias por parte do Estado da Bahia.

Agora mesmo, em 03/06/2024, às 13h30min, mais um julgamento será realizado pelo pleno do Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região – Ba. Serão itens já julgados a favor dos Trabalhadores em setembro/2023: o período de inclusão mensal dos índices da URP abril/maio/1988 e um alegado erro material cometido e já analisado e corrigido pela própria justiça trabalhista.

Mesmo tratando-se de situações já julgadas, não é possível a minimização dos riscos em quaisquer outros julgamentos, principalmente quanto à protelação processual.

A direção do SINTAGRI entende ser fundamental mais uma demonstração da capacidade de luta coletiva da categoria e convoca mais esta manifestação. A mobilização constitui-se na grande arma dos Trabalhadores.

Considerando as passadas demonstrações da capacidade de luta dos Trabalhadores (técnicos e administrativos) da extinta EBDA (sucessora da EMATERBA, da EPABA e do IBB), de logo fica garantida uma grande manifestação no TRT/5ª Região, em Nazaré/Salvador/BA.

O AGORA É O 03/JUN/2024

 

SINTAGRI

LUTAR SEMPRE, CLAUDICAR JAMAIS, É A HISTÓRIA DOS TRABALHADORES

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786. – ZAP – (71)-98184-3411 - .Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@gmail.com

 

 

3 comentários:

  1. O Processo da URP EMATERBA não já se encontra Transitado em Julgado??? Qual o motivo desse novo julgamento??? Não seria mais prudente e lógico se encaminhar logo o os Requerimentos de quem já entregou a documentação e aínda não foram enviados a Justiça do Trabalho???

    ResponderExcluir
  2. O Estado entrou com uma ação rescisoria. Cabível justamente quando há o trânsito em julgado. Vamos aguardar o julgamento.

    ResponderExcluir
  3. Os governantes do Estado nos últimos 17 anos foram aqueles que o funcionalismo público lutou para eleger. Que maravilha de resultado.

    ResponderExcluir