quarta-feira, 6 de setembro de 2017

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano VII   nº 412 – 06/09/2017 -  Filiado a Faser e Fetrab


ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: UMA AÇÃO EDUCATIVA

A Assistência Técnica e Extensão Rural como atividade facilitadora e incentivadora de transformações econômico sociais no mundo rural é, acima de tudo, uma ação educativa. E, como tal, envolve uma relação dialética entre o Extensionista e as comunidades rurais e seus componentes, especialmente o agricultor.

É o momento de ser concretizada a relação do conhecimento teórico acadêmico do Extensionista com o saber prático coletivo e individual dos componentes das sociedades rurais, de modo relevante quanto as suas experiências no processo produtivo e organizativo.

Para essas relações fluírem com desenvoltura também é necessário atitudes e posturas condizentes dos Extensionista nos seus contatos diuturnos com o mundo rural.

E, certamente, não é o uso “de coletes” elemento vestuário mundialmente associado a agentes policiais, fiscais e de vigilância (no geral, atividades repressivas) uma peça combinatória com a atividade educadora do técnico extensionista. 

O SINTAGRI faz estas observações a partir da informação quanto a intenção da FLEM/BAHIATER de adquirir “coletes¨ para os Extensionistas usarem durante o exercício de suas atividades técnicas sempre educativas. E isso quando faltam recursos para manutenção de veículos instalações e equipamentos diversos, inclusive de informática.  

Além de tudo, um “colete”, não é uma peça de vestuário das mais confortáveis para as atividades de campo, especialmente quanto as condições térmicas de trabalho na maior parte do ano, servindo apenas, com certeza, como elemento de barreira entre o Extensionista e o Agricultor.

Muito mais adequado como forma de identificação do Extensionista seriam camisas de tecido leve e discreta (as de malha se deformam facilmente) ou crachás discretos (não tabuletas exageradas), opção de menor custo.   

A entidade sindical em contato com muitos dos Extensionistas contratados observou a não disposição do uso de “coletes”, exigência contratual não existente, à exceção de “equipamento de proteção individual” (EPI), sempre solicitado e, por acaso, inexistentes.

FAZER EXTENSÃO RURAL É COISA SÉRIA

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fone FAXL71)3375-1047.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br  - sintagri.sindicato@gmail.com



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário