sábado, 14 de junho de 2025

 

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS

Ano X-   nº 755 – 14/06/2025 -  Filiado a Faser e Fetrab

NEGOCIAÇÕES – EM ANDAMENTO


Foi realizada, em 12/06/2025, mais uma audiência de negociação do processo Dissídio Econômico – Data Base 2015 dos Trabalhadores da EBDA (empresa ainda em extinção) promovida   pelo CEJUSC DE 1º GRAU – Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, TRT 5ª/Região, sob a supervisão da Exma. Juíza Supervisora /Coordenadora MONICA AGUIAR SAPUCAIA e com mediação/conciliação pelo servidor CASSIA MARQUES PINA DE SA TELES.

Presente na audiência representado o SINTAGRI, o seu Presidente Reinaldo Freitas Sobrinho e a assessoria jurídica sindical Dr. Ulisses Caldas Pinto Neto. O Governo do Estado da Bahia \ Procuradoria Geral do Estado da Bahia foi representado pelo Procurador Dr. Frederico Oliveira Britto.

De imediato, o representante do Governo do Estado da Bahia/Procuradoria Geral do Estado adiantou que os cálculos do processo já tinham sido concluídos, mas não revisados, impossibilitando sua apresentação naquela audiência, tendo a assessoria jurídica sindical declarado ter tido conhecimento dos procedimentos internos da Procuradoria Geral do Estado.

Por sua vez, o presidente do SINTAGRI renovou a importância de tratamento preferencial do processo de negociação tendo em vista as expectativas e postura da categoria.

E, assim, restou convencionado que o Governo do Estado da Bahia apresentará nos autos do processo negocial até o dia 30\06\2025 a sua manifestação quanto aos cálculos, sendo que, após esta data até a data da nova audiência, se for o caso, as partes poderão manter tratativas quanto as referidas contas.

A próxima audiência, também virtual, foi definida para 21\07\2025.

Mesmo com o alongamento do processo negocial, a direção sindical entende ser mais conveniente a sua continuidade pois, certamente, acelerará os pagamentos dos Requerimentos de Pequenos Valores (RPV) – (até 10 salários mínimos), o que abrangerá uma importante maioria do Trabalhadores inclusos no “Processo”, bem como agilizará o encaminhamento a “precatório” dos demais valores.

AMPLIAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES

O Governo do Estado da Bahia\Procuradoria Gera do Estado também aceitou a negociar o Processo FGTS que abrange um número significativo de Trabalhadores da EBDA demitidos e cujo valor do FGTS foi calculado incorretamente. Desta forma, foi realizada a primeira audiência de negociação logo em seguida a anterior relatada com os mesmos participantes.

Tendo as partes concordado sobre a complexidade dos cálculos por envolver valores pagos (inclusive após iniciado o processo) e a receber ficou acordado que a assessoria jurídica sindical reenviará à PGE cópia dos cálculos para avaliação,  tendo sido agendada uma nova audiência para 21\07\2025.

SINTAGRI: SEMPRE PRESENTE

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail:sintagri.sindicato@gmail.com – ZAP-Mensagens: 71-98184-3411 - 


3 comentários:

  1. Quanto aos Precatórios/RPVs ainda pendentes de expedição,
    neste processo e naqueles de Cumprimento de Sentença individuais e coletivas, os
    autos deverão ser encaminhados à força tarefa designada por este Regional para
    elaboração de cálculos referentes a este processo principal nº 0214100-
    03.1988.5.05.0011, a fim de que retifiquem os cálculos em observância ao ora decidido.
    Quanto aos Precatórios já quitados nos presentes autos, não
    obstante a manifestação do Estado ora analisada, não fazer menção quanto aos
    mesmos, havendo procedência da Ação em favor do Estado, após o trânsito em
    julgado, a devolução do crédito poderá ser requerida pelo Executado, por meio de ação
    própria.

    Notifique-se as partes da presente decisão.
    SALVADOR/BA, 05 de junho de 2025.
    FERNANDA CARVALHO AZEVEDO FORMIGHIERI
    Juíza do Trabalho Titular

    ResponderExcluir
  2. Na prática o que significa essa decisão???

    ResponderExcluir
  3. Com a palavra a Direção do Sintagri e a ATO. Merecemos respeito e uma resposta decente.

    ResponderExcluir