terça-feira, 8 de outubro de 2024

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS

Ano XIV   nº 725 – 08/10/2024 -  Filiado a Faser e Fetrab

PR0CESSOS JURÍDICOS COLETIVOS

 

URP EPABA e IBB: A direção do SINTAGRI, orientada por sua assessoria jurídica, Novoa Braga e Ramos – NBR, (Dr. Genésio), comunica aos substituídos nos respectivos processos URP EPABA e IBB o seguinte:

“A UNIÃO apresentou petição nos processos alegando que não foi notificada dos cálculos correspondentes aos valores do INSS; constatado esse fato, o Juiz concedeu o prazo requerido. Em seguida foi concedida vistas da petição ao SINDICATO, quando oportunamente apresentamos nossa contestação, alegando que a UNIÃO não indicou um único erro nos cálculos.

 O processo está concluso para o Juiz decidir, então, não temos, ainda, resposta sobre a alegação da UNIÃO. Entendemos que o requerimento da UNIÃO está respaldado em lei, tendo ocorrido um lapso da Vara, porém, é melhor discutirmos agora o tema, que ser suscitado quando expedido os precatórios, o que implicaria no retorno a Vara para retificação dos cálculos e nova emissão dos precatórios, o que poderia levar muitos anos até solucionar o problema referente ao INSS. 

Informamos a todos, que assim que o Juiz decidir acerca dos cálculos envolvendo a questão relativa aos cálculos do INSS, informaremos o andamento dos processos, que entendemos ser a expedição dos precatórios.

Lamentamos informá-los, que outra questão que tem atrasado o andamento dos processos, com prejuízo na expedição dos precatórios, é o ingresso de substituídos nos processos patrocinados por outros Advogados. Não há como impedir, apenas lutamos para o pagamento dos nossos honorários, afinal, estamos trabalhando nos processos por mais de 33 anos.”

 

URP EMATERBA / AÇÃO RESCISÓRIA – Conforme já publicado no informativo sindical NOTAS RÁPIDAS 717 de 17/07/2024, a questão URP EMATERBA / AÇÃO RESCISÓRIA aguarda a apreciação do TRT 5ª Região / Bahia dos Embargos de Declaração apresentados pela assessoria jurídica sindical, ATO – Advocacia Trabalhista Operária (Dra. Daniela) e pelo Governo do Estado da Bahia/Procuradoria Geral do Estado. As medidas jurídicas subsequentes serão informadas quando do momento jurídico da sua realização.

PROCESSOS DISSÍDIO ECONÔMICO, NÍVEIS SALARIAIS e FGTS – Sob a responsabilidade da assessoria jurídica sindical Dr. Ulysses Calda Pinto Neto, o processo Dissídio Econômico, abrangendo a todos os demitidos pela EBDA em 2015, já transitado em julgado no TST – Superior Tribunal do Trabalho em favor dos Trabalhadores, encontra-se em fase final de atualização dos cálculos para conclusão.

Também transitado em julgado no TST, o processo FGTS, abrangendo os Trabalhadores que não tiveram o valor do FGTS rescisório calculado corretamente pela EBDA, encontra-se em fase final de cálculo.

Já o processo NÍVEIS SALARIAIS ainda aguarda decisão do TST.

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–.Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@gmail.com 71-98184-3411

 

SINTAGRI SEMPRE FORTE

 

10 comentários:

  1. ESSA ALEGAÇÃO FOI EM JULHO?! E ATÉ AGORA VOCES NÃO COBRARÃO NENHUMA RESPOSTA AO JUDICIÁRIO ? É POR ISSO QUE QUASE TODO FUNCIONÁRIO JÁ PARTIO DESSA PARA MELHOR E NADA FOI PAGO E SE BRINCAR OS HERDEIROS VÃO FICAR A VER NAVIOS

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a justiça é lenta e/ou morosa nesse País. E, se tratando de Bahia, a coisa acontecem a passos de tartaruga!!! No entanto, como pode um processo perdurar mais de 3 décadas para o Juiz dá uma Sentença ou Decisão final ao processo!!! Meu pai trabalhou na antiga Ematerba e Extinta EBDA, faleceu em 24 de novembro de 2005, e até agora, já estamos em 2024, ou seja, nós, os herdeiros aguardamos a mais de 19 anos, pós morte do meu pai e vejá lá os demais herdeiros de outros colegas de profissão da Extinta EBDA que se encontram na mesma situação, para recebermos o direito da URP/Ematerba. Essa justiça da Bahia é uma piada, só pode ser !!! Será que a minha mãe que é Viúva não terá direito de receber tal direito em vida, uma vez que, meu pai não pôde gozar de tal benefício em vida ??? É tanto recurso interposto por parte do Governo do Estado da Bahia com a finalidade de embargar (atrasar) o pagamentos dessas verbas trabalhistas. Que Justiça é essa que não encontra bens em nome da empresa e/ou valores em contas para bloquear e assegurar o pagamento, que é um direito e causa ganha na Justiça em todas as instâncias.. Será que o Sintagri está realmente defendendo a classe trabalhadora da EBDA? Ou os Advogados do sindicato estão recebendo por parte do Governo da Bahia valores e quantias assim, como os Juízes,, que nunca chegam a por um fim nesses processo com mais de 33 anos de espera? Essa Sentença do Juiź está parecendo a Fila da Regulação do SUS, que para marcar um exame,, a pessoa já está prestes a vir a óbito. Outra coisa, entra ano e sai ano esse processo da URP/Ematerba não é encaminhado para pagamento na lista de Precatório. O que está acontecendo mesmo ? O Governo do Estado da Bahia assume a responsabilidade subsidiariamente, uma vez que a Empresa Extinta EBDA entrou em processo de falência !! Acorda meu povo, não dá mais para esperar por um direito que é inerente ao trabalhador, o qual deve fazer jus a tal benefício. Chega de tanta burocracia para pagar tal direito a quem trabalhou por muitos anos. Estamos reivindicando um Direito que é inerente a classe operária. Chega de retardar um direito que já deveria ter sido pago aos funcionários da Extinta EBDA. Tá na hora do Sindicato dar uma justa explicacao aos trabalhadores e o por que de tanta demora ?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns ,vc falou tudo ,somos herdeiros e ate agora nada de resposta positivas ,minha mae trabalhou na ebda e faleceu em 2018 ,nem desfrutou desse dinheiro

      Excluir
    2. Gente estamos sem informações ,o sindicato deveria estar sempre arualizando pra gente,triste fim!

      Excluir
  3. Verdade "Rodrigo". Meu pai foi Eng Agrônomo, na Emater-ba e depois EBDA, Regional Senhor do Bonfim. Faleceu em 2016, e nos falava já desse bendito processo. Até quando isso vai se arrastar na justiça. Realmente inaceitável um processo durar já 3 décadas e ainda se encontrar com tantas protelações. Já ficamos sem esperança de ver esse direito dele concretizado. Infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um absurdo Roger ! E o por que de tanta espera ? Queremos uma justificativa pra tanta demora! Quantas vidas mais serão perdidas para se reconhecer um direito inerente a classe de trabalhadores da EBDA? Mais respeito pelos os familiares desses entes que já se encontram no outro plano!!! Queremos que o Juiz do. Trabalho bata o martelo e que o Estado da Bahia assuma a responsabilidade de forma subsidiária, uma vez que o Órgão da EBDA foi extinto.

      Excluir
    2. Sabe o que vai acontecer? Isso vai passar de geração em geração e nem nosso filhós terao direitos ,pq ja 3 décadas imagine ai ,e olha que ja somos herdeiros e nada de concluir

      Excluir
  4. Verdade!! Uma falta de respeito com os funcionários e familiares. O sindicato não explica, não simplifica , muito menos dá satisfações. Quando perguntamos algo parece até se ofender! Pediram um documento referente ao meu falecido pai, que demorou 60 dias pra o INSS liberar e logo após pediram o mesmo documento referente a minha falecida mãe. Chega desse DESRESPEITO! Se comportam assim porque não estão sendo INCOMODADOS!

    ResponderExcluir
  5. Isso aconteceu comigo ,tive que tirar um bendito documento tambem do INSS e demorou 60 dias pra chegar mandamos tudo em 2019 e nada PPR nada

    ResponderExcluir