quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS

Ano XI-   nº 606 – 14/10/2021 -  Filiado a Faser e Fetrab

SITUAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS

Periodicamente e quando ocorre decisões relevantes, a direção executiva do SINTAGRI informa a todos os Trabalhadores da categoria a movimentação dos processos trabalhistas coletivos sob a sua responsabilidade através do seu instrumento oficial de comunicação, o “blog” NOTAS RAPIDAS.

 Esta diretoria reafirma que tais informações somente são realizadas após a publicação em jornais próprios das diversas instâncias trabalhistas e decorridos os prazos recursais, somente validados após tais procedimentos.

 Tal posicionamento é resultante de uma postura séria frente a questões de importância para a categoria, bem como procurando evitar situações inadequadas no percurso de cada um desses processos, conforme orienta as assessorias jurídicas sindicais.

 1.  DISSÍDIO ECONÔMICO DATA BASE 2015

Após transitado em julgado no Tribunal Superior do Trabalho – TST/Brasília, ficando garantido o reajuste de 8,30% foi efetivado o procedimento “Ação de Cumprimento”, não validado em primeira instância.

 Entretanto, em segunda instância, no TRT 5ª Região/BA, a legitimidade do procedimento “Ação de Cumprimento” foi mantida.

 Mas o desrespeito do Governo Rui Costa em relação aos Trabalhadores Públicos, mais uma vez, foi evidenciado: medidas protelatórias acionadas através da PGE e, como não poderia deixar de ser, recusadas.

 Infelizmente, continuando o desrespeito aos Trabalhadores Públicos, o inevitável “Recurso de Revista” foi acionado pelo Governo Rui Costa e os arrazoados estão sendo preparados para encaminhamento do Processo ao TST/Brasília. Mas as indicações são, mais uma vez, de vitória dos Trabalhadores.

 2.    NÍVEIS   SALARIAIS

De novo, enfrenta-se as medidas protelatórias do Governo do Estado da Bahia/PGE através de embargos da decisão favorável aos Trabalhadores garantida pelo TRT 5ª Região/BA. Os autos do processo já estão finalizados aguardando pauta para julgamento. Mais uma vitória em perspectiva.

 3.    F G T S –

 No processo de demissão em massa, 147 dos Trabalhadores da EBDA tiveram o cálculo do FGTS abaixo do valor real; o SINTAGRI procedeu o devido ajuizamento de causa trabalhista já vitorioso em primeira instância. Aguardando decisão pelo TRT 5ª Região/BA.

 4.    REINTEGRAÇÃO DIRETORES - SINTAGRI

Existindo processos com o mesmo conteúdo em instâncias superiores de outros sindicatos foi suspenso o julgamento. Esgotado o prazo do sobrestamento, está sem requerido o julgamento pelo TRT 5ª Região/BA.

 5.    URP – EMATERBA 

 Felizmente, uma rápida movimentação processual quanto ao RPV. Aguardando finalização do julgamento.

 6.    URP - EPABA E URP - IBB

Como já divulgado, ambos os processos estão enfrentando as medidas protelatórias do Governo Rui Costas quanto aos cálculos. O SINTAGRI continua alerta quanto a esses procedimentos.

 

SINTAGRI – SEMPRE PRESENTE, TAMBÉM, NAS LUTAS JURÍDICAS  

Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone: 71-3375-1047 – ZAP – 71-98184-3411 - Blog: sintagrii.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário