segunda-feira, 17 de setembro de 2018

SINTAGRI NOTAS RÁPIDAS
Ano VIII   nº 460 – 17/09/2018 -  Filiado a Faser e Fetrab


O CANTO DA SEREIA

Na mitologia de culturas antigas os homens do mar eram alertados quanto ao imenso perigo representado pelos seres metade mulher, metade peixe e seus encantamentos.
Especialmente, na mitologia grega, compareciam AS SEREIAS, cujo encantamento principal era a beleza estonteante da metade superior mulher, acompanhado de um canto suave e inebriante.
Com a beleza e o canto, maravilhavam os intrépidos homens do mar. A perigosa atração os fazia ignorar os perigos das rochas emersas e submersas de onde tão fascinantes imagens e sons surgiam.   
Simplesmente inebriados, os arrojados homens do mar não percebiam os perigos de navegação e chocavam suas embarcações em rochas pontiagudas, naufragando-as; o destino deste fortuito encantamento, era o afogamento trágico dos tripulantes.
Ah! A mitologia grega também criou os TRITÕES com seus próprios encantamentos, versão masculina das SEREIAS, garantindo a igualdade de gênero.  

O ENCANTAMENTO DA URP

Conforme vem sendo divulgado por redes sociais diversas e até em reuniões presenciais, os Trabalhadores da EMATERBA e da EPABA estão sendo atraídos, não por tentadoras Sereias ou elegantes Tritões, mas por propostas de agentes vários, não identificados comprovadamente pela direção sindical, com a promessa de pagamento imediato do “precatório” da URP.
O “precatório” da URP/EMATERBA ainda está com seus cálculos sendo auditados pelo Ministério Público do Trabalho e o Processo da URP/EPABA ainda terá seus cálculos julgados pelo TRT - 5ª Região.
A direção sindical, diante dessas notícias, não poderia ficar omissa e, assim, faz as seguintes considerações, a título de esclarecimento:
1-    É tradição do SINTAGRI, especificamente, das suas diretorias a partir de 2011, somente desenvolver negociações de forma aberta, com a participação de Comissões de Negociação eleitas em assembleias; os resultados das negociações são também julgados por assembleia geral; continuará a ser assim.
2-    O Processo URP/EMATERBA, iniciado em 1988, percorreu 30 longos ano anos e, ainda, com etapas a vencer. Foi patrono do “processo”  o escritório “Advocacia Trabalhista Operária – ATO”, que já afirmou não abrir mão, em nenhuma hipótese, dos seus legítimos honorários advocatícios e mais dos honorários dos seus parceiros em Brasília, também patronos do “processo”, nas diversas ocasiões de julgamentos no Tribunal Superior do Trabalho – TST; ainda vale registrar a remuneração do “calculista” e da contribuição sindical.
3-    Por outro lado, os ofertadores de pagamento imediato, com certeza, incluirão novos custos advocatícios, embutidos ou não em fortes “deságios” (redução) do valor a ser pago em relação ao valor individual de cada um dos Trabalhadores; ainda vale lembrar o forte “deságio” já definido pelo Governo do Estado da Bahia para qualquer processo de negociação de pagamento de “dívidas públicas”.
4-    De resto, ao tempo em que não cabe ao SINTAGRI interferir nas decisões individuais dos seus associados, também não lhe cabe quaisquer responsabilidades por negociações realizadas à sua revelia.

Por último, o SINTAGRI alerta: por trás dos encantamentos fortuitos é bem certo o posterior desencanto sem retorno.

DIREÇÃO DO SINTAGRI


MAIS UMA NOTÍCIA BOA
Já definida a audiência inicial para julgamento dos cálculos do Dissídio Econômico 2015 dos Trabalhadores demitidos da EBDA no final deste mesmo ano:
TRT – 5ª REGIÃO/BA – 24ª VARA - 13/11/2018 – 13:40 HS
Isto é o resultado do um posicionamento sério da direção do SINTAGRI, coordenada pelo seu presidente Reinaldo Freitas Sobrinho. É o resultado de um trabalho direcionado para os verdadeiros interesses dos Trabalhadores da extinta EBDA.
O “processo”, já transitado em julgado no Tribunal Superior do Trabalho, onde foi concedido o reajuste salarial 8,34%, teve como patrono, desde o seu início, o escritório Advocacia Trabalhista Previdenciária / Dr. Ulysses Caldas Pinto Neto.


Av. Dorival Caymmi Nº 15.661–Casa 2 Quadra F – Itapuã - Salvador-BA- CEP: 41.635-150–Fone:3375-4786.Fo/ne FAX:71-3375-1047.Blog: sintagri.blogspot.com – e-mail: sintagri.sindicato@ig.com.br.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário